
Nativo de Minas Gerais como o nome já sugere, o Jacarandá-de-Minas é uma espécie que se destaca entre todas as outras da mesma família.
Existem no mundo cerca de 100 espécies, mas é no cerrado mineiro que ele predomina.
O Jacarandá Cuspidifolia é uma espécie rústica de crescimento rápido no Cerrado e lento em outras regiões. A espécie não possui raízes profundas e seus galhos são espaçados, sendo uma árvore ideal para arborização urbana, pois não prejudica as calçadas nem a fiação elétrica.
Nome popular: Jacarandá-de-Minas, Jacarandá-preto, Caroba, Caroba-branca.
Folhas: Imparipinadas, 20 a 50 cm, foliolos 1 cm.
Fruto: Seus frutos são em formato de cápsula, 5 a 7 cm que se abre na primavera, liberando sementes que são disseminadas pelo vento e germinam facilmente.
Utilidades: Melífera e Ornamental
Própria para paisagismo. É adequada à arborização urbana.
Época de floração e frutificação: Floresce no início da primavera, com duração de 30 dias. Caem as folhas, surgem as flores e os frutos que se abrem e suas sementes são levadas ao vento. Fonte: Conheça Minas
Curiosidade: o Jacarandá Cuspidifolia é muito semelhante ao Jacaranda Mimosifolia que é nativo da Argentina, confira algumas diferenças:
O Cuspidifolia atinge 10 metros de altura, já o mimosifolia, 15 metros. Outra diferença está no tronco, o mimoso tem tons cinza claro e é liso, já o Cuspidifolia tem tronco rústico e casca áspera.
Procurando por árvores nativas e ornamentais? Vem que estaremos te esperando!
Escrito por Aline Pacagnelli





